segunda-feira, 13 de junho de 2011

A paz que é tão sonhada...


Há alguns dias eu li Quem mexeu no meu queijo? , e me surpreendi com o quanto este simples livro me ajudou a enxergar alguns problemas antigos sob um novo ângulo. Era como se eu conseguisse ver a mim mesmo com um olhar diferente, como se eu fosse uma outra pessoa, capaz de observar minhas ações sem sentir-me envolvido, sem me sentir conectado a alguns acontecimentos anteriores.

No entanto, logo me veio à cabeça um pensamento que me consumia e desafiava: como será que reagirei da próxima vez que alguém mexer no meu queijo? Será que estarei preparado? Será que terei analisado o terreno, ou serei pego de surpresa?

Hoje finalmente obtive (ou estou começando a obter) a resposta à essas perguntas. Alguém mexeu em algo que eu amo, algo com que me importo. Eu estaria mentindo se dissesse que estava preparado, se afirmasse que dei uma boa analisada no terreno. Contudo, também seria uma grande mentira dizer que fui surpreendido. Sei que costumo me gabar, dizendo que sou bom em ler as pessoas, mas isto é algo no qual sou realmente bom. Saber ler o outro é um dom e, como tal, quando aproveitado e usado bem traz mais frutos consigo, para seu afortunado “dono”. E dois deles que venho experimentado com freqüência são empatia e cautela. Essa última previne decepções gigantescas, corações partidos e uma lista extensa de sentimentos não tão bons que nem valem a pena serem listados. Graças a esta leitura precisa, porém não perfeita, sabia que minha situação de conforto poderia estar com seus dias contados. Minha reação foi de dor, de raiva até. Mas saber que tenho comigo frutos desse antigo queijo, faz com que minhas forças se renovem e me faz querer procurar um novo.

Aquilo que adquiri está comigo, sempre esteve dentro de mim e nunca me deixará. Tenho certeza e me alegro nisso!

Agora vou tratar de buscar novos objetivos, cuidar de mim e me amar ainda mais.

O queijo não está mais no lugar, mas nunca estive tão bem e em paz comigo mesmo quanto agora. E quer saber a melhor parte disto? Ninguém pode tirar essa sensação indescritível de mim.

Uma semana de paz a todos!

Forte abraço

Nenhum comentário: