segunda-feira, 30 de março de 2009

Hello, Upper east siders! Vitor Chuva, here!



Serena Van der Wodsen (a linda Blake Lively) está voltando à NY. Ela foi embora da cidade sem avisar a absolutamente ninguém, exceto à mãe Lily. Quando retorna, percebe que não é tão fácil voltar à rotina e que nem todos seus amigos ainda a consideram tanto.

Charles Bass (ou Chuck, brilhantemente interpretado por Ed Westwick), um mauricinho, totalmente pervertido e fã de álcool e maconha, a preferia como era antes: má, egoísta e louca por festas.

Nataniel Archibald (ou somente Nate, vivido por Chace Crawford), é apaixonado por ela e não se importa com sua mudança de comportamento.

Blair Waldorf (a excelente Leighton Meester), sua melhor amiga, “surpreendentemente” não gosta de seu retorno. Além de ser namorada de Nate e perceber que o namorado só tem olhos para a amiga, Serena partiu e a deixou sem qualquer notícia de suas motivações para tomar uma atitude tão drástica. E agora, ela não pretende perdoá-la tão facilmente.


Daniel Humphrey (Penn Badgley)... bom, este está mais do que feliz pelo retorno de S., afinal, ela é o amor (platônico) de sua vida!

O episódio piloto de Gossip Girl nos apresenta, sem delongas esses 5 jovens. Além deles, também conhecemos Lily e Eric Van der Wodsen(Kelly Rutherford e Connor Paolo), Rufus e Jenny Humphrey (pai e irmã de Dan, os atores:... Matthew Settle e Taylor Momsen). E nesse mesmo episódio somos bombardeados com revelações sobre o passado desses personagens e alguns acontecimentos que movimentam a trama durante quase toda a primeira temporada da série. Mais tarde mais movimentadas ainda por Vanessa, amiga de infância de Dan (Jessica Szohr) e Georgina Sparks - principalmente - "melhor amiga" de Serena (Michelle Trachtenberg, fantástica).

SPOILERS:

Serena se rebela contra a mãe por colocar o irmão numa instituição para jovens problemáticos (o porquê dele estar lá, só descobriremos mais à frente). Esta, garante que a vida estava bem tranqüila sem a filha, que havia escolhido ir para um colégio interno (outro mistério).

Blair revela a Serena que está magoada com ela por, não somente não lhe contar que iria para Conneticut, mas também nunca ligou ou escreveu de lá. Além disso, mudanças significativas ocorreram em sua vida: seu pai e sua mãe se divorciaram, ele a trocou por um modelo. As duas acabam voltando às boas no mesmo episódio, mas não por muito tempo...

... Nate confessa a Blair que, no ano anterior, ele e S. se entregaram à paixão e transaram no salão de festas de um casamento. Ao mesmo tempo, Chuck tenta chantagear Serena, dizendo que a viu transando com Nate e agora quer os mesmos direitos (digamos ) que ele. S. foge, enquanto Blair jura vingança contra a ex-amiga. Em meio à fuga, esbarra em Dan e perde o celular, tal qual uma Cinderela moderna. Ele retorna ao hotel na manhã seguinte, na esperança de devolver o celular a ela em anonimato, mas o destino acaba fazendo-o conhecer Serena, que o convida para sair.


São tantos acontecimentos pra um só episódio que ficamos com água na boca pra sabermos o que acontece a seguir... E, assim, acabamos hipnotizados pela série durante toda sua exibição. Os dramas de cada personagem são tão “concretos” que acabamos nos identificando com todos eles, mesmo os “vilões”, Blair e Chuck. Apesar da maioria, ao contrário de Dan, ser rica, poderosa e egoísta, vemos que tudo ali é “justificável”. S., B., N. e C. cresceram naquele meio e foram (mal-)educados por seus pais para serem melhores que os outros, mais ricos e mais arrogantes. Também acabamos entendendo o fascínio que esse mundo fútil exerce sobre Jenny, a caçula dos Humphrey, e o que a leva a tomar decisões tão mesquinhas e dúbias mais à frente.

Gossip Girl pode ser pré-julgada como uma série pra meninas, ou uma série para meninas fúteis, ou como um série sem qualquer conteúdo e totalmente fútil. Não é. É muito fácil estabelecer um julgamento e um direcionamento pra uma série adolescente. Garanto que nunca vi uma série mostrar dramas adolescentes e jovens de maneira tão sucinta e verdadeira. Mais do que marcas de roupas, maquiagens e festas, GG mostra o que o ser humano é capaz de fazer por dinheiro e o quanto uma má educação pode prejudicar a vida de uma pessoa.

Recomendo àqueles despidos de preconceitos.

****

Nenhum comentário: